terça-feira, 22 de maio de 2012

O SIGNIFICADO DO PAI NOSSO

Muitas pessoas oram o Pai Nosso no automático. Eu mesma já fiz isso muitas vezes, pois decorei esta oração quando ainda era criança. O que eu não sabia era que o próprio Jesus havia ensinado que não devemos repetir palavras decoradas quando oramos. Estes versículos são os que precedem a oração do Pai Nosso.
 “ Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;” (v 9)
Ou seja, Deus é nosso Pai, um pai que cuida de seus filhos, ou seja, de todos aqueles que receberam Jesus como salvador (Jo 1:12). Ele também é soberano, está cima de todas as coisas.
“venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;” (v 10)
Deus é o verdadeiro rei e queremos fazer parte do seu reino. Com isso também dizemos que estamos dispostos a aprender a viver conforme a sua vontade que resumidamente é: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Assim como a vontade de Deus é cumprida nos céus queremos ser instrumentos para que ela seja também cumprida na terra.
“O pão nosso de cada dia nos dá hoje;” (v 11)
Declaramos que sabemos que o nosso sustento vem de Deus. Se temos força e capacidade para trabalhar é Ele quem nos dá, por isso temos o pão, e não pedimos aqui somente o pão físico, mas também o alimento espiritual, a palavra de Deus.
“e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;” (v 12)
Da mesma forma como Deus nos perdoa tantas vezes e de tantas coisas devemos também perdoar os outros. Se somos verdadeiramente filhos de Deus temos que nos parecer com o Pai.
“e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal {pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém}!” (v 13)
Tentações para fazer o que é mal e para desagradar a Deus sempre virão sobre nossas vidas, mas sabemos que se tivermos um relacionamento próximo com o Senhor seremos fortalecidos por Ele para que sempre façamos as escolhas corretas. É Ele quem nos guarda e protege de todo o mal e só podemos ter esta proteção se estivermos próximos a Ele.
O amém quer dizer “que assim seja”.
Portanto, cada vez que orarmos, seja esta uma oração espontânea ou até mesmo as palavras do Pai Nosso, devemos saber exatamente o que estamos declarando ou pedindo a Deus, do contrário, serão apenas palavras jogadas ao vento. Se, no entanto, nosso coração for sincero e desejar verdadeiramente o que estamos pedindo e se isto estiver de acordo com a vontade do Senhor, nossas palavras serão agradáveis a Deus e Ele nos atenderá. Ele sempre responderá nossas orações com amor, fazendo o que é melhor para cada um de nós.



Fiquem com Deus!

Um comentário:

Ana Cristina disse...

Oi Mary!
Linda reflexão!
Um grande abraço
Ana Cristina